Crônica: Aeroporto
·
Público- alvo:
Ø 5
ª série- 6º ano ensino fundamental II
·
Tempo previsto:
Ø Aproximadamente
6 aulas.
·
Objetivos:
Ø
Estimular
o conhecimento do aluno sobre o gênero textual ligado a vida cotidiana;
Ø Ampliar
e desenvolver a capacidade leitora, através da interpretação do texto.
·
Conteúdos
Ø
Identificar o tipo textual e interpretá-lo.
·
Competências e habilidades:
Ø
Desenvolver e ampliar a capacidade de leitura e
escrita;
Ø
Estabelecer relações entre imagens e textos em prosa e verso;
Ø
Comparar
itens de informação;
Ø
Mobilizar
o conhecimento de mundo do aluno.
·
Estratégias:
Questões
de levantamento prévio:
v
O aluno levantará hipóteses;
v
Leitura de textos diversos em prosa e verso
sobre o mesmo assunto;
v
Identificar o tipo textual e interpretando-os;
v
Conhecimento de mundo.
·
Recursos:
v Cópia
de texto;
v Caderno do aluno e do professor;
v Mídias;
v Audio de música sobre o tema saudade;
v Fotos de aeroporto ;
v Pesquisa
sobre o autor.
• Avaliação:
• Identifica
o tema e a ideia principal?
• Sintetiza
o texto lido de modo coerente?
• Avalia
criticamente o texto lido?
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
A - Leitura do texto Aeroporto do escritor Carlos Drummond de
Andrade...
q
Ativação de conhecimento de mundo
No primeiro
momento os alunos falarão as suas opiniões sobre as questões abaixo.
- Será uma poesia, uma crônica ou um conto?
- Com este título vocês acham que será... um encontro, um retorno de alguém querido ou uma despedida?...
q
Antecipação ou predição, checagem de
hipóteses
O professor começará a ler o
texto e o aluno identificará estas questões, depois de falar suas opiniões
sobre o que achava...
Neste momento o aluno percebe que
tipo de texto é e que se trata de uma despedida.
q
Localização de informações, comparação de
informações, generalizações:
Em seguida o professor faz as
seguinte questão:
- Como era o narrador do texto e seu amigo?
O aluno fala sobre seu ponto de
vista e o professor lê o próximo parágrafo... deixando transparecer quem era
esse amigo especial.
B - Apresentação de imagens
sobre Aeroporto
1.Alguém já esteve em um aeroporto?
2. O que foi fazer? Relate:
3. Quem já viajou de avião? Relate como era o aeroporto em
que embarcou e desembarcou.
C - Apresentação da letra de música “ A amizade é
tudo”
Percepção de outras linguagens:
1. O
professor perguntará se conhecem alguma música que fale sobre a amizade e caso
conheça que cante o refrão.
2. Após
esse conhecimento de mundo apresentará o título da letra da música “A amizade é
tudo” e pedirá para que falem sobre
palavras que terão na letra ( chuva de palavras) e vai anotando na lousa, em seguida se
conhecem frases e depois a professora
pede para que um aluno leia a letra e por fim façam a relação existente entre o
texto, as imagens e a letra, perguntando sobre os elementos narrativos, ou
seja, é uma história? Sobre o que fala a letra?
Amizade É Tudo
Um sentimento natural
Que acontece com razão
É Deus quem escolhe
Quem vai se dar bem
A caminhada é igual
Seguindo a mesma direção
Pensando juntos nós vamos além
Que acontece com razão
É Deus quem escolhe
Quem vai se dar bem
A caminhada é igual
Seguindo a mesma direção
Pensando juntos nós vamos além
Lágrimas na vitória
Sempre na derrota ou glória
É luz na escuridão
Somos um só coração
Sempre vivo na memória
Faz parte da minha história
Sempre na derrota ou glória
É luz na escuridão
Somos um só coração
Sempre vivo na memória
Faz parte da minha história
Nada vai nos separar
A amizade é tudo!
É se dar sem esperar
Nada em troca dessa união
É ter alguém pra contar
Na indecisão!
Nada em troca dessa união
É ter alguém pra contar
Na indecisão!
Nunca se desesperar
Sempre ali pra estender a mão
Maior valor não há!
É feito irmão! (2x)
Sempre ali pra estender a mão
Maior valor não há!
É feito irmão! (2x)
Um sentimento natural
Que acontece com razão
É Deus quem escolhe
Quem vai se dar bem
A caminhada é igual
Seguindo a mesma direção
Pensando juntos nós vamos além
Que acontece com razão
É Deus quem escolhe
Quem vai se dar bem
A caminhada é igual
Seguindo a mesma direção
Pensando juntos nós vamos além
Lágrimas na vitória
Sempre na derrota ou glória
É luz na escuridão
Somos um só coração
Sempre vivo na memória
Faz parte da minha história
Sempre na derrota ou glória
É luz na escuridão
Somos um só coração
Sempre vivo na memória
Faz parte da minha história
Nada vai nos separar
A amizade é tudo!
É se dar sem esperar
Nada em troca dessa união
É ter alguém pra contar
Na indecisão!
Nunca se desesperar
Sempre ali pra estender a mão
Maior valor não há!
É feito irmão! (
Nada em troca dessa união
É ter alguém pra contar
Na indecisão!
Nunca se desesperar
Sempre ali pra estender a mão
Maior valor não há!
É feito irmão! (
D - Após a atividade
direcionada realizada, numa cartolina em grupos de 4 alunos farão a seguinte
exposição:
- Resumir o texto em uma palavra;
- Resumir o texto em uma frase;
- Escolher uma frase da letra da música que expressa o que é amizade;
- Desenhar o que entendeu sobre os três textos
Nenhum comentário:
Postar um comentário