domingo, 16 de junho de 2013

Sequência didática - Aeroporto

Sequência Didática
Crônica: Aeroporto
·         Público- alvo:
Ø  5 ª série- 6º ano ensino fundamental II
·         Tempo previsto:            
Ø  Aproximadamente 6 aulas.
·         Objetivos:         
Ø     Estimular o conhecimento do aluno sobre o gênero textual ligado a vida cotidiana;
Ø  Ampliar e desenvolver a capacidade leitora, através da interpretação do texto.

·         Conteúdos
Ø Identificar o tipo textual e interpretá-lo.
·         Competências e habilidades:
Ø  Desenvolver e ampliar a capacidade de leitura e escrita;
Ø  Estabelecer relações entre imagens e  textos em prosa e verso;
Ø     Comparar   itens de informação;
Ø  Mobilizar o conhecimento de mundo do aluno.
·         Estratégias:
                Questões de levantamento prévio:
v O aluno levantará hipóteses;
v Leitura de textos diversos em prosa e verso sobre o mesmo assunto;
v Identificar o tipo textual e interpretando-os;
v Conhecimento de mundo.
·         Recursos:
v Cópia de texto;
v  Caderno do aluno e do professor;
v  Mídias;
v  Audio de música sobre o tema saudade;
v  Fotos de aeroporto ;
v Pesquisa sobre o autor.

       Avaliação:
     Identifica o tema e a ideia principal?
     Sintetiza o texto lido de modo coerente?
     Avalia criticamente o texto lido?

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

A -  Leitura do texto  Aeroporto do escritor Carlos Drummond de Andrade...
q   Ativação de conhecimento de mundo
No primeiro momento os alunos falarão as suas opiniões sobre as questões abaixo.
  1. Será uma poesia, uma crônica ou um conto?
  2. Com este título vocês acham que será... um encontro, um retorno de alguém querido ou uma despedida?...
q    Antecipação ou predição, checagem de hipóteses
               O professor começará a ler o texto e o aluno identificará estas questões, depois de falar suas opiniões sobre o que achava...
               Neste momento o aluno percebe que tipo de texto é e que se trata de uma despedida.
q    Localização de informações, comparação de informações, generalizações: 
               Em seguida o professor faz as seguinte questão:
  1. Como era o narrador do texto e seu amigo?
               O aluno fala sobre seu ponto de vista e o professor lê o próximo parágrafo... deixando transparecer quem era esse amigo especial.


B -  Apresentação de imagens sobre Aeroporto




1.Alguém já esteve em um aeroporto?
2. O que foi fazer? Relate:
3. Quem já viajou de avião? Relate como era o aeroporto em que embarcou e desembarcou.


C - Apresentação da letra de música  “ A amizade é tudo”


Percepção de outras linguagens:
1.       O professor perguntará se conhecem alguma música que fale sobre a amizade e caso conheça que cante o refrão.

                2. Após esse conhecimento de mundo apresentará o título da letra da música “A amizade é tudo” e pedirá para que falem  sobre palavras que terão na letra ( chuva de palavras) e  vai anotando na lousa, em seguida se conhecem  frases e depois a professora pede para que um aluno leia a letra e por fim façam a relação existente entre o texto, as imagens e a letra, perguntando sobre os elementos narrativos, ou seja, é uma história? Sobre o que fala a letra?




Amizade É Tudo
Um sentimento natural
Que acontece com razão
É Deus quem escolhe
Quem vai se dar bem
A caminhada é igual
Seguindo a mesma direção
Pensando juntos nós vamos além
Lágrimas na vitória
Sempre na derrota ou glória
É luz na escuridão
Somos um só coração
Sempre vivo na memória
Faz parte da minha história
Nada vai nos separar
A amizade é tudo!
É se dar sem esperar
Nada em troca dessa união
É ter alguém pra contar
Na indecisão!
Nunca se desesperar
Sempre ali pra estender a mão
Maior valor não há!
É feito irmão! (2x)
Um sentimento natural
Que acontece com razão
É Deus quem escolhe
Quem vai se dar bem
A caminhada é igual
Seguindo a mesma direção
Pensando juntos nós vamos além
Lágrimas na vitória
Sempre na derrota ou glória
É luz na escuridão
Somos um só coração
Sempre vivo na memória
Faz parte da minha história
Nada vai nos separar
A amizade é tudo!
É se dar sem esperar
Nada em troca dessa união
É ter alguém pra contar
Na indecisão!
Nunca se desesperar
Sempre ali pra estender a mão
Maior valor não há!
É feito irmão! (




D - Após a atividade direcionada realizada, numa cartolina em grupos de 4 alunos farão a seguinte exposição:

  1. Resumir o texto em uma palavra;
  2. Resumir o texto em uma frase;
  3. Escolher uma frase da letra da  música que expressa o que é amizade;
  4. Desenhar o que entendeu sobre os três textos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário