terça-feira, 4 de junho de 2013

Nossas primeiras experiências de Leitura e Escrita

       
Ler, uma fantástica viagem!

        Nasci em uma família humilde com pouca instrução, mas minha mãe sempre pensou que os estudos fossem o melhor caminho. Meu pai percebeu que eu ainda bebê adorava lápis, canetas, cadernos e livros, então ele decidiu que seria o intermediário desse meu talento, segundo ele. Aos quatro anos de idade eu já lia pequenos textos e escrevia bilhetes. Meus pais resolveram que não me mandariam para a pré escola e que iriam cuidar do meu letramento em casa, pois eles achavam que eu era muito "esperta" e que eles seriam capazes de me alfabetizar. Bem , quando entrei na primeira série, já com sete anos completos, nenhum conteúdo foi novidade ou obstáculo para mim. Meus pais sempre me incentivavam e toda a família me presenteava com livros.
         Mudei-me para o estado do Mato Grosso ainda cursando a primeira série, mas a adaptação foi tranquila. Foi então que pude por em prática minhas competências leitoras e escritoras, pois escrevia cartas para os meu tios que haviam ficado em São Paulo, contando as novidades do meu novo lar. Meu tio Batista me escrevia frequentemente e me mandava indicação de livros que ele havia lido. Eu lia o livro e depois escrevia pra ele contando sobre a história, assim discutia sobre a leitura e minha vontade era ler sempre mais. Minha mãe dizia que eu era rato de biblioteca, pois enquanto meus irmãos e outras crianças brincavam, eu lia. Li quase todos os títulos da série Vaga-lume, e os romances policiais eram os meus prediletos, eu participava das histórias, virava detetive procurando desvendar os mistérios de cada caso. Alguns li por várias vezes e me recordo até hoje: "Sozinha no mundo", O mistério do cinco estrelas", Um cadáver ouve rádio", entre outros. Como era prazeroso! Não entendia porque as outras crianças brincavam tanto e não gostava de ler...
           Ler pra mim sempre foi mágico, até hoje leio livros com ansiedade, desejando virar a página e descobrir o que o romance me revela. Como professora, tento passar aos alunos esse meu gosto pelos livros, e incentivá-los a ler frequentemente pois o livro nos faz viajar a lugares inimagináveis!


Professora Vilma Araújo - A Pro Coruja

Depoimento - Leitura e Escrita 

       Quando pequena gostava de brincar de professora e lia as histórias de Monteiro Lobato, principalmente Sítio do Pica Pau Amarelo.As crianças ficavam tão atentas, que isso me fascinava mais. Desenhavam os personagens e depois inventavam outras histórias com os mesmos.Assim  passaram-se anos e fui gostando cada vez mais de leitura.Na minha época de estudante procurava biblioteca onde ficava horas lendo romances, contos e principalmente histórias infantis.Hoje gosto de ler alguns literários, como Dom Casmurro,Vidas Secas e outros como romances, Açúcar Amargo, O Beijo e outros... Gosto de passar para os meus alunos para lerem aquilo que apetece e não o que lhe for imposto.

Professora Rita de Cássia







Oi,

             Me chamo Priscila, nasci e sempre morei na cidade dos “batateiros”, São Bernardo do Campo, num berço humilde, mas de pessoas maravilhosas, que sempre valorizaram o estudo.
Minha mãe era costureira e admirava-a pela habilidade com que lidava com a fita métrica e como costurava maravilhosamente.  Meu pai um ajudante geral, que trabalhava nas metalúrgicas que existiam na região e sempre estava aperfeiçoando-se para mudar de profissão, fazia os cursos existentes no SENAI, admirava-o quando saía de casa com os cadernos debaixo do braço. O salário que ganhavam não era muito, mas sempre tinha um dinheirinho para comprar o jornal local... Diário do Grande ABC, que continha um encarte, cujo nome era e ainda é... Diarinho.



           Todo domingo ia à feira no Bairro Baeta Neves, e na volta eu e meu pai passávamos na banca. Mesmo com o dinheiro contado para passar o mês, o pai sempre comprava o jornal,  lia as notícias e procurava nos classificados alguma vaga de emprego em que se enquadrava e eu lia o meu encarte e desenvolvia as atividades com carinho e atenção...e como gostava muito de papéis e de reler,  guardava -os .
O tempo foi passando fiz o pré e comecei a juntar letras, sílabas e por fim as palavras inteiras, a partir daí todas as vezes que saía de casa ia lendo tudo que via pela frente, parecia um vagão de trem percorrendo os trilhos do caminho...
Mesmo com toda essa dedicação comprar livros era muito caro, geralmente ia à biblioteca ou comprava de 2ª mão, ou seja, usado.  Lembro-me de um fato: Não tinha dicionário para desenvolver trabalhos e na rua onde morava havia um casal de professores que não tinha filhos e me presentearam com uma coleção da Barsa, fiquei felicíssima e as possuo até hoje... tamanho significado que há para mim...
Um outro fato interessante: Minha mãe ganhou um livro da Marta Suplicy, capa vermelha, bem grosso. Interessei-me... a mãe conta que  tentou me distrair para que eu não lesse, pois o mesmo trazia esclarecimentos sobre questões sexuais, mas não teve jeito... Já estava entrando na adolescência e acabei lendo o livro... não me casou curiosidade alguma, acho que por isso hoje falo desses assuntos com meu filho sem nenhum tabu.
          Após isso vieram os livros paradidáticos de leitura obrigatória na escola, na época era a série vaga-lume...”O segredo da casa amarela”... adorei a leitura, contei a história para todos e na hora da avaliação, achei que tinha ido muito bem, quando recebo a nota...havia tirado D, que decepção, mas não desisti, continuei lendo e aprendendo muitas coisas...


           Enfim, a leitura faz com que possamos imaginar e viajar por mundos nunca habitados ou descobertos por alguém... Incentivo meus filhos e meus alunos  a ler , pois as leitura faz parte do  crescimento humano...

Professora Priscila





Como vocês já sabem sou professora Soraia Cristina  

           Minha maior lembrança é da pré-escola , pois frequentei durante muito tempo e o que mais me lembro era das montagens das minhas atividades pedagógicas, que tinha na capa o desenho de um palhaço. E meus caderninhos eram encapados com papel de motivo de oncinha,que era minha mãe quem encapava para mim ,pois ainda era muito pequena.
       Minhas primeiras leituras , que tenho lembrança , era uma coleção de livrinhos de Contos de Fadas que vinha acompanhado de um disquinho de vinil ...

Professora Soraia

Um comentário:

  1. Vilminha vc é poderosa,nosso blog ficou "lindivirilhosíssimo",adorei.
    Muito obrigada.
    Agora preciso aprender a entrar como integrante do grupo.
    Beijossss

    ResponderExcluir