Este blog é destinado aos amantes da leitura, que assim como nós, adoram viajar pelo mundo real e imaginário, sem tirar os pés do chão. Destina-se também a todas as pessoas que tem interesse pela educação, pois acreditamos que que este é o caminho para um mundo melhor e uma sociedade letrada. Venha participar conosco e postar as suas opiniões e sugestões, compondo o nosso grupo.
domingo, 16 de junho de 2013
Situação de Aprendizagem - Crônica: "Avestruz"
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
AVESTRUZ
Série: 7ª série / º ano
Tempo Previsto: 5 ou 6 aulas
Objetivo: Desenvolver e ampliar a capacidade leitora
Conteúdos: Leitura de crônicas narrativas; analisar o
sentido de humor da narrativa
Competências e habilidades: Inferir o efeito de humor
produzido em um texto pelo uso intencional de palavras, expressões
Estratégias: Leitura compartilhada; análise do texto com intervenção de humor;
intertextualidade com a propaganda (Volkswagen).
Chamar atenção do humor através dos animais utilizados na
propaganda versus texto Avestruz
Recursos: textos impressos, vídeo (propaganda
Volkswagen); giz; lousa; caderno do aluno e do professor; dicionário.
Avaliação: Verificação do efeito humor na leitura da
crônica: “A mensagem” de Stanislaw Ponte Preta, com questões que contemplem as
estratégias de leitura, segundo Roxane Rojo.
DESENVOLVIMENTO
DA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
ü Ativação
do conhecimento Prévio
ü Antecipação
ü Checagem
de hipóteses
Qual o título do
texto?
Você já viu
este animal?
Quem pediu de
presente um avestruz?
O que se entende
pela expressão popular: “estomâgo de avestruz”.
Qual a relação com o texto?
Quem narra a
história?
Você sabe como
é o transporte de animais em aviões?
Você sabe o
significado da palavra “gigolô”?
ü Capacidades
de apreciação e réplica do leitor
Quem é o autor do
texto?
Qual o nome do
ilustrador?
Em que veículo
ela costuma circular?
Quais são os
assuntos geralmente tratados nestes textos?
Qual o
público-alvo?
Qual a finalidade
deste texto?
ü Percepção
de relações de intertextualidade
ü Percepção
de relações de interdiscursividade
ü Percepção
de outras linguagens
• Oralmente...
Faça uma síntese
da propaganda
Qual é a
intenção da propaganda?
Há humor?
Justifique.
Qual a relação desta propaganda com o
texto Avestruz?
Há exageros
nestes materiais analisados? Justifique.
ü Apreciação
estéticas e/ou afetivas
ü Elaboração
de apreciações relativas a valores éticos e/ou políticos
Qual a
relação de valor e perspectiva que o texto traz ao leitor?
Você acha
possível um avestruz viver em um apartamento?
BIBLIOGRAFIA
PRATA, Mário. Avestruz. Disponível em:
http://revistaquem.globo.com/Revista/Quem/0,,EMI45408-9531,00-AVESTRUZ.html.
Acesso em: 14 jun.13
PRETA, Stanislaw Ponte. A mensagem. Disponível em:
http://www.releituras.com/spontepreta_mensagem.asp. Acesso em: 14 jun. 13
PROPAGANDA Volkswagen- Saveiro Monstro. Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=6JgqoDyTSxo. Acesso em: 14 jun. 13
ROJO, R. H. R. (2002) A concepção de leitor e produtor de
textos nos PCNs: “Ler é melhor do que estudar”. In M. T. A. Freitas & S. R.
Costa (orgs) Leitura e Escrita na Formação de Professores, pp. 31-52.
SP: Musa/UFJF/INEP-COMPED.
ANEXO
A mensagem
Stanislaw Ponte Preta
(Sérgio Porto)
Um
amigo nosso, comandante da VASP, conta-me a estranha mensagem recebida por um
piloto americano durante uma aterrissagem.
O avião da companhia
norte-americana sobrevoava a Bahia, a caminho do Rio, quando um defeito no
motor obrigou o piloto a providenciar uma aterrissagem no aeroporto mais
próximo possível.
Na Bahia, justamente na
pequena cidade de Barreiras, existe uma pista de emergência (se é que se pode
chamar aquilo de pista) para os aviões das linhas internacionais. Raramente é
usada, mas era a mais próxima da rota do avião. Assim, o piloto não teve
dúvidas. A situação dele estava muito mais pra urubu do que pra colibri. 0
negócio era mesmo se mandar para Barreiras.
Pediu pouso durante certo
tempo, dirigindo-se à Rádio local em inglês. A resposta demorou um pouco, mas
acabou vindo. Alguém, com forte sotaque nordestino, falando um inglês
arrevesado e misturado com palavras em português, respondia que estava ouvindo
e aconselhava o comandante a procurar outro local para aterrissagem.
Há dias estava chovendo em
Barreiras e a pista se achava em péssimo estado.
O piloto, sem outra
alternativa, insistiu em pousar assim mesmo, e tornou a pedir instruções,
ouvindo-se lá a voz a dizer que estava bem, mas que não se responsabilizava
pelo que desse e viesse.
Acontece porém que isso
foi dito com outras palavras, ainda num misto de português e inglês. Assim:
— Ok. You land. But se der
bode, I'il take my body out.
(Sérgio Porto)
Sequência didática - Aeroporto
Crônica: Aeroporto
·
Público- alvo:
Ø 5
ª série- 6º ano ensino fundamental II
·
Tempo previsto:
Ø Aproximadamente
6 aulas.
·
Objetivos:
Ø
Estimular
o conhecimento do aluno sobre o gênero textual ligado a vida cotidiana;
Ø Ampliar
e desenvolver a capacidade leitora, através da interpretação do texto.
·
Conteúdos
Ø
Identificar o tipo textual e interpretá-lo.
·
Competências e habilidades:
Ø
Desenvolver e ampliar a capacidade de leitura e
escrita;
Ø
Estabelecer relações entre imagens e textos em prosa e verso;
Ø
Comparar
itens de informação;
Ø
Mobilizar
o conhecimento de mundo do aluno.
·
Estratégias:
Questões
de levantamento prévio:
v
O aluno levantará hipóteses;
v
Leitura de textos diversos em prosa e verso
sobre o mesmo assunto;
v
Identificar o tipo textual e interpretando-os;
v
Conhecimento de mundo.
·
Recursos:
v Cópia
de texto;
v Caderno do aluno e do professor;
v Mídias;
v Audio de música sobre o tema saudade;
v Fotos de aeroporto ;
v Pesquisa
sobre o autor.
• Avaliação:
• Identifica
o tema e a ideia principal?
• Sintetiza
o texto lido de modo coerente?
• Avalia
criticamente o texto lido?
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
A - Leitura do texto Aeroporto do escritor Carlos Drummond de
Andrade...
q
Ativação de conhecimento de mundo
No primeiro
momento os alunos falarão as suas opiniões sobre as questões abaixo.
- Será uma poesia, uma crônica ou um conto?
- Com este título vocês acham que será... um encontro, um retorno de alguém querido ou uma despedida?...
q
Antecipação ou predição, checagem de
hipóteses
O professor começará a ler o
texto e o aluno identificará estas questões, depois de falar suas opiniões
sobre o que achava...
Neste momento o aluno percebe que
tipo de texto é e que se trata de uma despedida.
q
Localização de informações, comparação de
informações, generalizações:
Em seguida o professor faz as
seguinte questão:
- Como era o narrador do texto e seu amigo?
O aluno fala sobre seu ponto de
vista e o professor lê o próximo parágrafo... deixando transparecer quem era
esse amigo especial.
B - Apresentação de imagens
sobre Aeroporto
1.Alguém já esteve em um aeroporto?
2. O que foi fazer? Relate:
3. Quem já viajou de avião? Relate como era o aeroporto em
que embarcou e desembarcou.
C - Apresentação da letra de música “ A amizade é
tudo”
Percepção de outras linguagens:
1. O
professor perguntará se conhecem alguma música que fale sobre a amizade e caso
conheça que cante o refrão.
2. Após
esse conhecimento de mundo apresentará o título da letra da música “A amizade é
tudo” e pedirá para que falem sobre
palavras que terão na letra ( chuva de palavras) e vai anotando na lousa, em seguida se
conhecem frases e depois a professora
pede para que um aluno leia a letra e por fim façam a relação existente entre o
texto, as imagens e a letra, perguntando sobre os elementos narrativos, ou
seja, é uma história? Sobre o que fala a letra?
Amizade É Tudo
Um sentimento natural
Que acontece com razão
É Deus quem escolhe
Quem vai se dar bem
A caminhada é igual
Seguindo a mesma direção
Pensando juntos nós vamos além
Que acontece com razão
É Deus quem escolhe
Quem vai se dar bem
A caminhada é igual
Seguindo a mesma direção
Pensando juntos nós vamos além
Lágrimas na vitória
Sempre na derrota ou glória
É luz na escuridão
Somos um só coração
Sempre vivo na memória
Faz parte da minha história
Sempre na derrota ou glória
É luz na escuridão
Somos um só coração
Sempre vivo na memória
Faz parte da minha história
Nada vai nos separar
A amizade é tudo!
É se dar sem esperar
Nada em troca dessa união
É ter alguém pra contar
Na indecisão!
Nada em troca dessa união
É ter alguém pra contar
Na indecisão!
Nunca se desesperar
Sempre ali pra estender a mão
Maior valor não há!
É feito irmão! (2x)
Sempre ali pra estender a mão
Maior valor não há!
É feito irmão! (2x)
Um sentimento natural
Que acontece com razão
É Deus quem escolhe
Quem vai se dar bem
A caminhada é igual
Seguindo a mesma direção
Pensando juntos nós vamos além
Que acontece com razão
É Deus quem escolhe
Quem vai se dar bem
A caminhada é igual
Seguindo a mesma direção
Pensando juntos nós vamos além
Lágrimas na vitória
Sempre na derrota ou glória
É luz na escuridão
Somos um só coração
Sempre vivo na memória
Faz parte da minha história
Sempre na derrota ou glória
É luz na escuridão
Somos um só coração
Sempre vivo na memória
Faz parte da minha história
Nada vai nos separar
A amizade é tudo!
É se dar sem esperar
Nada em troca dessa união
É ter alguém pra contar
Na indecisão!
Nunca se desesperar
Sempre ali pra estender a mão
Maior valor não há!
É feito irmão! (
Nada em troca dessa união
É ter alguém pra contar
Na indecisão!
Nunca se desesperar
Sempre ali pra estender a mão
Maior valor não há!
É feito irmão! (
D - Após a atividade
direcionada realizada, numa cartolina em grupos de 4 alunos farão a seguinte
exposição:
- Resumir o texto em uma palavra;
- Resumir o texto em uma frase;
- Escolher uma frase da letra da música que expressa o que é amizade;
- Desenhar o que entendeu sobre os três textos
sábado, 8 de junho de 2013
quinta-feira, 6 de junho de 2013
INTEGRANTES E PERFIL DO GRUPO
PRISCILA DE ALMEIDA MENDES
OLÁ, MEU NOME É PRISCILA DE ALMEIDA MENDES, SOU PROFESSORA HÁ 15 ANOS NA REDE ESTADUAL E HÁ 4 ANOS NA REDE MUNICIPAL COM EDUCAÇÃO ESPECIAL - DEFICIÊNCIA VISUAL, GOSTO DA MINHA PROFISSÃO, EMBORA NOS ÚLTIMOS ANOS NÃO TENHA TANTO VALOR E PRÉSTIMO QUANTO HÁ ANOS ATRÁS. MAS PARA QUE ALGUÉM SE FORME, SEMPRE PASSARÁ PELAS GRAÇAS DE UM PROFESSOR... E AMO O QUE FAÇO...
SORAIA CRISTINA DE SOUZA
Nasci no Estado de São Paulo , no interior , mais precisamente na cidade de Valentim Gentil, uma cidadezinha. Mudei para São Bernardo do Campo este ano, em janeiro de 2013. Está sendo um processo de adaptação difícil, mas estou encontrando grandes e novas amigas. No final de 2012 perdi meu pai, o qual eu morava junto.
RITA DE CÁSSIA ANDREOTTA GONÇALVES
Meu nome é Rita de Cássia Andreotta Gonçalves, nasci em São Paulo - Alto da Mooca. Sou de família humilde, mas batalhadora; meu pai era caminhoneiro e minha mãe era manicure e vendia roupas em casa. Embora não tivessem estudos, eles lutavam para que eu fosse alguém no futuro. Fiz curso do pré,primário,ginásio, curso de secretariado e finalmente Letras.
VILMA DE ARAÚJO SILVA
Sou uma professora que está sempre alegre e sou muito dinâmica... Ficar parada não é meu lema! Gosto de fazer muitas coisas, além de ler, gosto de artesanato, de decorar, pintar, enfim, sou uma "arteira". Sou professora também de Educação Infantil, me realizo com os pequenos. Adoro descobrir o mundo e ver meus alunos progredirem... Sou apaixonada pelo que faço!
terça-feira, 4 de junho de 2013
Nossas primeiras experiências de Leitura e Escrita
Nasci em uma família humilde com pouca instrução, mas minha mãe sempre pensou que os estudos fossem o melhor caminho. Meu pai percebeu que eu ainda bebê adorava lápis, canetas, cadernos e livros, então ele decidiu que seria o intermediário desse meu talento, segundo ele. Aos quatro anos de idade eu já lia pequenos textos e escrevia bilhetes. Meus pais resolveram que não me mandariam para a pré escola e que iriam cuidar do meu letramento em casa, pois eles achavam que eu era muito "esperta" e que eles seriam capazes de me alfabetizar. Bem , quando entrei na primeira série, já com sete anos completos, nenhum conteúdo foi novidade ou obstáculo para mim. Meus pais sempre me incentivavam e toda a família me presenteava com livros.
Mudei-me para o estado do Mato Grosso ainda cursando a primeira série, mas a adaptação foi tranquila. Foi então que pude por em prática minhas competências leitoras e escritoras, pois escrevia cartas para os meu tios que haviam ficado em São Paulo, contando as novidades do meu novo lar. Meu tio Batista me escrevia frequentemente e me mandava indicação de livros que ele havia lido. Eu lia o livro e depois escrevia pra ele contando sobre a história, assim discutia sobre a leitura e minha vontade era ler sempre mais. Minha mãe dizia que eu era rato de biblioteca, pois enquanto meus irmãos e outras crianças brincavam, eu lia. Li quase todos os títulos da série Vaga-lume, e os romances policiais eram os meus prediletos, eu participava das histórias, virava detetive procurando desvendar os mistérios de cada caso. Alguns li por várias vezes e me recordo até hoje: "Sozinha no mundo", O mistério do cinco estrelas", Um cadáver ouve rádio", entre outros. Como era prazeroso! Não entendia porque as outras crianças brincavam tanto e não gostava de ler...
Ler pra mim sempre foi mágico, até hoje leio livros com ansiedade, desejando virar a página e descobrir o que o romance me revela. Como professora, tento passar aos alunos esse meu gosto pelos livros, e incentivá-los a ler frequentemente pois o livro nos faz viajar a lugares inimagináveis!
Professora Vilma Araújo - A Pro Coruja
Depoimento - Leitura e Escrita
Quando pequena gostava de brincar de professora e lia as histórias de Monteiro Lobato, principalmente Sítio do Pica Pau Amarelo.As crianças ficavam tão atentas, que isso me fascinava mais. Desenhavam os personagens e depois inventavam outras histórias com os mesmos.Assim passaram-se anos e fui gostando cada vez mais de leitura.Na minha época de estudante procurava biblioteca onde ficava horas lendo romances, contos e principalmente histórias infantis.Hoje gosto de ler alguns literários, como Dom Casmurro,Vidas Secas e outros como romances, Açúcar Amargo, O Beijo e outros... Gosto de passar para os meus alunos para lerem aquilo que apetece e não o que lhe for imposto.
Professora Rita de Cássia
Oi,
Me chamo Priscila, nasci e sempre morei na cidade dos “batateiros”, São Bernardo do Campo, num berço humilde, mas de pessoas maravilhosas, que sempre valorizaram o estudo.
Todo domingo ia à feira no Bairro Baeta Neves, e na volta eu e meu pai passávamos na banca. Mesmo com o dinheiro contado para passar o mês, o pai sempre comprava o jornal, lia as notícias e procurava nos classificados alguma vaga de emprego em que se enquadrava e eu lia o meu encarte e desenvolvia as atividades com carinho e atenção...e como gostava muito de papéis e de reler, guardava -os .
O tempo foi passando fiz o pré e comecei a juntar letras, sílabas e por fim as palavras inteiras, a partir daí todas as vezes que saía de casa ia lendo tudo que via pela frente, parecia um vagão de trem percorrendo os trilhos do caminho...
Mesmo com toda essa dedicação comprar livros era muito caro, geralmente ia à biblioteca ou comprava de 2ª mão, ou seja, usado. Lembro-me de um fato: Não tinha dicionário para desenvolver trabalhos e na rua onde morava havia um casal de professores que não tinha filhos e me presentearam com uma coleção da Barsa, fiquei felicíssima e as possuo até hoje... tamanho significado que há para mim...
Um outro fato interessante: Minha mãe ganhou um livro da Marta Suplicy, capa vermelha, bem grosso. Interessei-me... a mãe conta que tentou me distrair para que eu não lesse, pois o mesmo trazia esclarecimentos sobre questões sexuais, mas não teve jeito... Já estava entrando na adolescência e acabei lendo o livro... não me casou curiosidade alguma, acho que por isso hoje falo desses assuntos com meu filho sem nenhum tabu.
Enfim, a leitura faz com que possamos imaginar e viajar por mundos nunca habitados ou descobertos por alguém... Incentivo meus filhos e meus alunos a ler , pois as leitura faz parte do crescimento humano...
Como vocês já sabem sou professora Soraia Cristina
Minha maior lembrança é da pré-escola , pois frequentei durante muito tempo e o que mais me lembro era das montagens das minhas atividades pedagógicas, que tinha na capa o desenho de um palhaço. E meus caderninhos eram encapados com papel de motivo de oncinha,que era minha mãe quem encapava para mim ,pois ainda era muito pequena.
Minhas primeiras leituras , que tenho lembrança , era uma coleção de livrinhos de Contos de Fadas que vinha acompanhado de um disquinho de vinil ...
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